Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Biotecnologia

Nas ultimas décadas a  biotecnologia tem se desenvolvido muito. Um marco que caracterizou esse período foi a descoberta da estrutura e das propriedades do DNA por Watson e Crick, em 1953.
A partir daí, a genética e a biologia começaram a se desenvolver mais rapidamente, devido à incorporação de técnicas de manipulação do DNA.
Desde a antiguidade o ser humano vem desenvolvendo técnicas para a modificação dos organismos tendo como base o     processo de reprodução seletiva.
Reprodução seletiva é o processo onde os indivíduos são separados por características. Exemplo: a produção de plantas cujos frutos sejam mais suculentos, e com sementes menores. A criação de varias raças de vacas analisando a qualidade da carne.
           No caso da biotecnologia, trata-se de um conjunto de técnicas de manipulação dos seres vivos.
           Aspectos positivos: pode-se citar a produção de remédios, plantas resistententes a insetos e doenças, melhorias de produtividade, entre outras coisas.
           Aspectos negativos: O genoma de um ser vivo é algo muito complexo e a manipulação genética pode gerar efeitos indesejados, como a produção de toxinas em um alimento ou o cruzamento de uma espécie geneticamente alterada com espécies selvagens entre outros aspectos negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário